O texto de divulgação científica no meio digital e a retórica dos hiperlinks: uma experiência no ensino médio integrado ao técnico

Eli Gomes Castanho

Resumo


A leitura e a escrita no meio digital têm demandado novas posturas por parte de educadores de modo geral. A partir dessa premissa, este artigo pretende mostrar como textos da esfera da divulgação científica, quando encontrados no meio digital, podem ser utilizados como objetos de ensino-aprendizagem (Dolz e Schneuwly, 2004). Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativista, uma vez que busca refletir sobre o processo e os resultados de uma situação didática, elaborada para um público específico, alunos do segundo semestre de um curso técnico integrado ao ensino médio. Os resultados desse evento de multiletramentos apontam para a apropriação (por parte do aluno) do hiperlink na leitura e produção do texto digital, configurando uma retórica permeada por vozes do outro, considerando a especificidade de circulação na hipermídia. Além disso, buscou-se a construção de um posicionamento ético e crítico em relação aos textos hipermidiáticos, sobretudo no que se refere à apropriação de textos de terceiros.

Palavras-chave: textos de divulgação científica, hipertexto, hipermídia, hiperlink, multiletramentos.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues

 

SCImago Journal & Country Rank