Objetos digitais para a aprendizagem da leitura: uma metodologia ativa de ensino

Silvana Neumann Martins, Kári Lúcia Forneck, Aline Diesel, Grasiela Kieling Bublitz

Resumo


Neste estudo, partiu-se do pressuposto de que o uso de objetos digitais de aprendizagem para o aprimoramento da compreensão leitora em nível metacognitivo pode ser considerado uma metodologia ativa de ensino. Para testar a validade dessa hipótese, foram selecionados 42 estudantes brasileiros do 8º ano do Ensino Fundamental, com os quais se aplicou uma pré-testagem com método cloze, seguida de duas sessões de interação com os objetos digitais e, por fim, uma pós-testagem cloze para averiguar a evolução dos níveis de compreensão. Os resultados evidenciaram o aprimoramento da compreensão leitora dos sujeitos investigados, corroborando as hipóteses de pesquisa pressupostas neste estudo.

Palavras-chave: compreensão leitora, objetos digitais de aprendizagem, metacognição.


Texto completo: PDF (English)



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues

 

SCImago Journal & Country Rank