Diferentes maneiras de observar eventos: o aprendizado de língua estrangeira e a aquisição de padrões de perspectivação conceitual de ações na L2

Meisam Rahimi, Mansoor Tavakoli, Saeed Ketabi

Resumo


Tendo em vista o crescente conjunto de evidências sobre a interação entre língua e pensamento, o objetivo geral deste estudo é verificar se há um padrão de desenvolvimento no comportamento cognitivo de aprendizes persas de inglês como língua estrangeira (ILE) no que diz respeito ao nível de perspectivação conceitual de ações. Especificamente, este estudo investiga se a aquisição do ILE afeta o nível de perspectivação conceitual de aprendizes persas de ILE com diferentes níveis de bilinguismo. Foram recrutados um grupo de 40 persas monolíngues, um grupo de 40 persas bilíngues com baixo nível em ILE (bilíngues com baixa proficiência na L2) e um grupo de 40 persas bilíngues com alto nível em ILE (bilíngues com alta proficiência na L2). Os participantes foram divididos em tais grupos com base em seu desempenho no teste de nivelamento Quick Placement Test (QPT), de Oxford. Mediu-se o nível de perspectivação conceitual de ações dos participantes por meio do formulário Behavior Identification Form (BIF), de Vallacher e Wegner. Os resultados do ANOVA de uma via e de um teste de Tukey post-hoc indicaram que os participantes com baixo nível tiveram comportamento relativamente semelhante ao dos monolíngues, ao passo que os aprendizes com alto nível demonstraram uma perspectivação conceitual significativamente diferente da dos outros grupos. Esses achados evidenciam um padrão de desenvolvimento na aquisição do nível de perspectivação conceitual, reforçando estudos anteriores que afirmam que o aprendizado de uma língua adicional pode afetar o nível de perspectivação conceitual de aprendizes de línguas.

Palavras-chave: aquisição da linguagem, língua estrangeira, perspectivação conceitual, perspectivação conceitual de ações, nível da perspectivação conceitual.


Texto completo: PDF (English)



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues

 

SCImago Journal & Country Rank