Análise linguística no ensino de língua materna: uma abordagem sistêmico-funcional

Cícero da Silva, Wagner Rodrigues Silva

Resumo


Neste trabalho, investigamos saberes de diferentes origens na construção da inovação em atividades de análise linguística para aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica. Os dados foram gerados por meio da prática de laboratório de criação de material didático, estendendo-se numa pesquisa piloto para aplicação de uma unidade didática, numa turma do Ensino Fundamental. Os resultados mostraram como o conteúdo da tradição gramatical emerge diante da tentativa de construção de objetos de ensino diferenciados quando comparados à tradição do ensino de língua materna. A inovação produzida é decorrente do enfoque sistêmico-funcional da gramática para leitura e análise linguística, resultando num trabalho didático com e sobre a língua.

Palavras-chave: gramática, Linguística Aplicada, material didático.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues

 

SCImago Journal & Country Rank