A construção identitária do professor coordenador de inglês: negociação e apresentação social na interação

Célia Elisa Alves de Magalhães, Adriana Nogueira Accioly Nobrega

Resumo


Este estudo investiga a construção identitária do professor coordenador de inglês (PCI), com foco na avaliação. O conceito de identidade fundamenta-se em teorias do socioconstrucionismo e da Sociologia, concebendo a construção identitária como um processo desenvolvido discursivamente na interação. As interações são analisadas a partir das noções de enquadre, esquemas de conhecimento e face. A avaliação é abordada na perspectiva da narrativa laboviana e socioconstrucionista. Os resultados desta pesquisa, cujos dados foram gerados por meio da entrevista de pesquisa qualitativa em uma escola particular no Rio de Janeiro, sugerem que as identidades do PCI constituem-se a partir das identidades docentes, das identidades institucionais, e das relações de poder.

Palavras-chave: professor coordenador de inglês, identidade, avaliação, interação, narrativa.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo