A importância da observação de aulas na Educação Infantil

Josiete Cristina Schneider Queroz, Lidia Stutz

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir a importância e os resultados das observações de aulas realizadas em uma escola particular de educação infantil do interior do Paraná. Buscamos, inicialmente, definir o termo observação e as concepções que prefiguram nessa atividade. Posteriormente, apresentamos os resultados das anotações realizadas por meio de dois instrumentos: um diário de aulas e duas fichas de observação. Dessa forma, esses instrumentos evidenciam aspectos da rotina escolar, o perfil das crianças, o trabalho da professora, bem como características pertinentes ao grupo. Constatamos que as observações norteiam a posterior planificação de ações do pesquisador quanto aos saberes a ensinar, como a construção do modelo didático de gênero textual e consequentemente a sequência didática, bem como os saberes para ensinar que envolvem a organização do trabalho do professor em sala. Portanto, sem observar, o trabalho tornar-se-ia superficial e mais suscetível a falhas. Observar possibilita ao professor perceber, planificar e, por meio de novas, ações transformar, ressignificar.

Palavras-chave: observação, educação infantil, interacionismo sociodiscursivo.


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