Anglicização do lazer: a presença multimodal do inglês em anúncios televisivos espanhóis

María-Isabel González-Cruz

Resumo


Este artigo analisa a presença do inglês em um corpus de anúncios comerciais gravados entre 2013 e 2015, a partir de quatro canais de televisão espanhóis com índices de audiência elevados. O nosso objetivo é contribuir para o estudo das dinâmicas de uso de anglicismos em Espanhol. A partir de dados de um projeto de pesquisa sociolinguística mais amplo, a amostra sobre a qual incidirá a nossa análise relaciona-se com três domínios específicos, que estão associadas com atividades de divertimento, a saber: tecnologia, entretenimento, alimentação e bebidas. Além do nível linguístico, serão explorados os modos de comunicação audiovisuais. Esta análise multimodal irá não só pôr em evidência diferentes tipos de anglicismos lexicais utilizados, como também mostrar o papel significativo do modo audiovisual na transferência de material linguístico e de valores socioculturais veiculados pela língua inglesa.

Palavras-chave: anglicismos, anúncios comerciais, sociolinguística, Espanhol Europeu.


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