Análise visual de livros didáticos de Inglês: multimodalidade facilitando a aprendizagem

Nayara Salbego, Viviane Maria Heberle, Maria Gabriela Soares da Silva Balen

Resumo


Este trabalho investiga como a multimodalidade em livros didáticos de Inglês pode auxiliar na aprendizagem através da análise de imagens. Fez-se um estudo multimodal de imagens, presentes em textos e atividades didáticas, a fi m de explorar como os significados visuais podem auxiliar no entendimento dos alunos com relação à linguagem e ao conteúdo proposto. A gramática visual de Kress and van Leeuwen consiste na base teórica do trabalho, de forma que as três metafunções – representacional, interacional e textual – fundamentam o estudo das imagens. Os resultados mostram que os textos visuais são relevantes principalmente para aprendizes iniciantes entenderem o conteúdo da atividade. A análise das imagens pode contribuir para a aprendizagem, porque fazem parte do significado geral e auxiliam os alunos na compreensão da atividade como um todo. Os resultados também apontam para a importância de se trabalhar com multimodalidade em contextos de ensino e aprendizagem de línguas.

Palavras-chave: multimodalidade, análise visual, livros didáticos de Inglês, aprendizagem de Inglês.


Texto completo: PDF (English)



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo