A língua alemã em antiga zona de imigração no vale do Itajaí (SC): um estudo em duas comunidades

Martha Regina Maas, Maristela Pereira Fritzen, Abelardo José Avelino Neto

Resumo


Discutimos, neste artigo, dados parciais de uma pesquisa mais abrangente que objetivou realizar um levantamento da situação linguística em duas comunidades teuto-brasileiras, localizadas na zona rural de Blumenau, no Vale do Itajaí, Santa Catarina. Quanto à dimensão teórica, o estudo filia-se às áreas da Linguística Aplicada e à Sociolinguística, especialmente no tocante à escolarização em contextos multilíngues e interculturais. Com relação aos procedimentos metodológicos, para atingir esses grupos sociais, partimos das escolas municipais localizadas em cada uma das comunidades. Os instrumentos utilizados foram dois questionários sociolinguísticos. O primeiro foi aplicado aos alunos do Ensino Fundamental I e o segundo, às suas famílias. Os dados apontam que a língua alemã é utilizada na maioria das esferas sociais, na modalidade oral, especialmente no âmbito familiar. Os resultados indicam que grande parte dos sujeitos são bilíngues. Os pais dos alunos demonstram atitudes positivas em relação à língua de herança, além de apontarem a relevância de ambas as línguas para o futuro de seus filhos. Esta pesquisa permite refletir sobre a importância de se garantir, na educação formal, o aprendizado da língua alemã, ao lado do português, em contextos bilíngues como esses. Concluímos reafirmando a necessidade de serem desenvolvidos mais estudos com o objetivo de compreender a situação sociolinguística em comunidades bi/multilíngues, para que novas políticas de educação linguística possam ser fomentadas, garantindo uma educação intercultural.

Palavras-chave: contextos multilíngues, língua alemã, bilinguismo social.


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