Considerações sobre a docência de Português como Língua Estrangeira

Denise Terezinha Machado De Melo, José Marcelo Freitas de Luna, Sirlei Soares, Walkiria Sousa Silva

Resumo


Neste artigo, apresentamos e discutimos os primeiros achados que emergem dos dados coletados para o projeto Busca e Catalogação do Material Didático e da Memória do Português como Língua Estrangeira em Santa Catarina. Referimo-nos pontualmente à docência, objeto que tratamos pelas seguintes perguntas: quem são e onde estão os professores de Português como língua estrangeira no Estado de Santa Catarina; e qual é a concepção de língua que eles apresentam e/ou dividem? Os resultados não apenas apontam para a docência em questão como caracterizada por um processo de profissionalização em serviço, mas também indicam que as abordagens, os métodos, as técnicas e os procedimentos por eles usados podem ser caracterizados como comuns às mais diversas concepções. Pontualmente, identificamos como mais saliente a que destaca a centralidade da gramática no ensino/aprendizagem de português como língua estrangeira.

Palavras-chave: Português como língua estrangeira, docência, historiografia.


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