Efeitos de sentidos de deslocamento do lugar de professor num seminário virtual

Marleni Nascimento Matte, Regina Maria Varini Mutti

Resumo


Enfocando uma pedagogia para a Educação a Distância em ambiente telemático no ensino superior, este estudo, de cunho discursivo e educacional, propõe-se a evidenciar efeitos de sentidos manifestados nas interlocuções dos participantes de um seminário virtual pedagógico, em recortes de enunciados que tematizam o lugar do professor. O procedimento analítico destaca o funcionamento discursivo do verbo ser, como uma pista lingüística que aponta a efeitos de sentido de deslocamento do lugar de professor. Constata-se que a produção de sentidos na escrita no ambiente virtual mediador dá visibilidade ao entrelugar de tensão entre a heterogeneidade determinada pela construção coletiva no ambiente mediador e a tendência do sujeito, na condição pedagógica, de formar o um, buscando a estabilização do sentido.

Palavras-chave: ambiente telemático, seminário virtual, discurso pedagógico, professor.

Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo