A influência da grafia em tarefa de acesso lexical envolvendo a L2 (francês) e a L3 (inglês) de um multilíngue: uma abordagem via sistemas dinâmicos

Cintia Avila Blank, Márcia Cristina Zimmer

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo de caso que tratou, numa perspectiva dinâmica, do efeito da grafi a em tarefa de acesso lexical envolvendo o francês (L2) e o inglês (L3) de um multilíngue falante de português brasileiro como L1. Os resultados da tarefa, avaliados em termos de tempo de reação, sugerem a predominância da transferência grafo-fônico-fonológica da L2 para a L3 e também fornecem evidências de transferência grafo-fônico-fonológica da L3 para a L2. Tais resultados estão em consonância com o referencial dinâmico adotado neste trabalho,
possibilitando a interação entre o conhecimento prévio da L1 e da L2 e o conhecimento novo da L3.


Palavras-chave: multilinguismo, transferência fonético-fonológica L2-L3, efeitos de grafia.


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