A manifestação do ethos pelas marcas de modalidade no discurso de fóruns educacionais digitais

Izilda Maria Nardocci, Jarbas Vargas Nascimento

Resumo


Neste trabalho, analisamos, por meio das marcas de modalidade, como o ethos discursivo se constitui na cenografia instauradaem uma situação comunicativa de ensino e de aprendizagem, mediada por computador. Defendemos que o ethos dos enunciadores, no gênero discursivo fórum educacional digital, pode se valer de estratégias interacionais, que auxiliam no estabelecimento de um maior grau de colaboração, com o intuito de veicular conhecimentos jurídicos. Em nossa pesquisa, analisamos os modalizadores em 254 intervenções dos alunos e 39 do professor nos fóruns de discussão do curso CriminalidadeOrganizada, oferecido na modalidade a distância, via Internet, pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Notamos que, na interação construída nesses discursos, instaura-se uma sequência comunicacional, tecida pela relação que se estabelece entre os sujeitos das intervenções e os fatores de condições sócio-históricas que integram a cena enunciativa. O ethos discursivo age, também, como uma categoria interacional de negociação estabelecida pela língua, a fim de se adequar às expectativas do enunciador1, que condiciona e direciona o discurso do enunciador2, cujos estereótipos correspondem ao professor e aoaluno, respectivamente.


Palavras-chave: análise do discurso, ethos discursivo, educação a distância, gênero fórum educacional digital.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo