Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Calidoscópio é uma revista de Linguística Aplicada em seu sentido mais amplo, não restrito apenas a questões de ensino-aprendizagem de línguas. Sua missão é investigar problemas teóricos e empíricos de uso da linguagem nos mais diversos contextos sociais, reconhecendo e focalizando, justamente, a centralidade da linguagem para a busca de melhor entendimento e possíveis soluções para as questões estudadas.

O escopo da Calidoscópio se articula com o escopo da Linguística Aplicada assim entendida: uma área multidisciplinar cujo foco é a linguagem em funcionamento na sociedade. O conhecimento aí produzido se organiza e se identifica mais em função dos temas e dos contextos de investigação e aplicação do que em função das teorias e dos métodos usados para investigá-los. Por isso, a revista tem a denominação de Calidoscópio, metaforizando a concepção de que múltiplos prismas teóricos e metodológicos podem produzir, à semelhança de um calidoscópio, novas leituras e diferentes propostas sobre o uso da linguagem, resultantes de diferentes combinações dos diversos domínios do saber.

A publicação, baseada na avaliação por pares, é quadrimestral e se articula com as três linhas de pesquisa do PPG em Linguística Aplicada da Unisinos: (1) Linguagem e Práticas Escolares; (2) Texto, Léxico e Tecnologia; e (3) Interação e Práticas Discursivas. Desse modo, cada número da revista é dedicado a uma dessas linhas de pesquisa, sendo as três contempladas anualmente de forma equitativa.

A Calidoscópio, classificada como QUALIS A2, está permanentemente aberta à submissão de artigos de colaboradores do Brasil e do exterior através de seu sistema eletrônico, cujo endereço é http://revistas.unisinos.br/calidoscopio. Os autores que assinam o texto devem ser, no mínimo, mestres. Em caso de coautoria com mestres e doutores, mestrandos e outros estudantes também podem estar entre os demais colaboradores do trabalho.

 

Políticas de Seção

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.
A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

  • Recomendação dos pareceristas;

  • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);

  • E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:

    1. Aceitar;
    2. Correções obrigatórias;
    3. Submeter novamente para avaliação;
    4. Enviar para outra revista;
    5. Rejeitar
    6. Ver comentários

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 


ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo