Capacidade absortiva: adaptação e validação de uma escala em empresas sul-brasileiras
Palavras-chave:
Absorptive Capacity, Knowledge internalization, Measurement, Scale.Resumo
Um dos principais elementos do processo de criação de conhecimento e inovação refere-se à capacidade das firmas de absorver conhecimento externo, conceituada como Capacidade Absortiva (ACAP). Dado o crescimento da economia no Brasil, bem como o aumento da concorrência e a necessidade de inovar para garantir vantagem competitiva, a validação de uma escala para este conceito no ambiente brasileiro torna-se relevante. Este artigo teve como objetivo adaptar e validar a escala de Flatten et al. (2011) no contexto brasileiro. A escala foi traduzida, adaptada, avaliada por especialistas e posteriormente testada em uma amostra de 495 empresas localizadas no Estado do Rio Grande do Sul, de diferentes portes, setores da indústria e intensidades tecnológicas. Como método, foi utilizada a análise fatorial confirmatória. Grande parte da amostra apresentou as quatro dimensões da Capacidade Absortiva desenvolvidas, mas algumas dimensões são mais relevantes para o desenvolvimento de tecnologias do que outras. As variáveis mais desenvolvidas estão relacionadas à importância da adoção de novas tecnologias e ao incentivo dos gestores no relacionamento entre as áreas da empresa. A escala foi validada, indicando a consistência e adequação deste instrumento para o contexto sul-brasileiro. Também ficou claro que a ACAP apresenta quatro dimensões realmente distintas.
Palavras-chave: Capacidade Absortiva, internalização do conhecimento, mensuração, escala.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.