Capacidade absortiva: adaptação e validação de uma escala em empresas sul-brasileiras

Autores

  • Raquel Engelman Universidade Feevale, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Edi Madalena Fracasso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Serje Schmidt Universidade Feevale
  • Hugo Fridolino Muller Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Absorptive Capacity, Knowledge internalization, Measurement, Scale.

Resumo

Um dos principais elementos do processo de criação de conhecimento e inovação refere-se à capacidade das firmas de absorver conhecimento externo, conceituada como Capacidade Absortiva (ACAP). Dado o crescimento da economia no Brasil, bem como o aumento da concorrência e a necessidade de inovar para garantir vantagem competitiva, a validação de uma escala para este conceito no ambiente brasileiro torna-se relevante. Este artigo teve como objetivo adaptar e validar a escala de Flatten et al. (2011) no contexto brasileiro. A escala foi traduzida, adaptada, avaliada por especialistas e posteriormente testada em uma amostra de 495 empresas localizadas no Estado do Rio Grande do Sul, de diferentes portes, setores da indústria e intensidades tecnológicas. Como método, foi utilizada a análise fatorial confirmatória. Grande parte da amostra apresentou as quatro dimensões da Capacidade Absortiva desenvolvidas, mas algumas dimensões são mais relevantes para o desenvolvimento de tecnologias do que outras. As variáveis mais desenvolvidas estão relacionadas à importância da adoção de novas tecnologias e ao incentivo dos gestores no relacionamento entre as áreas da empresa. A escala foi validada, indicando a consistência e adequação deste instrumento para o contexto sul-brasileiro. Também ficou claro que a ACAP apresenta quatro dimensões realmente distintas.

Palavras-chave: Capacidade Absortiva, internalização do conhecimento, mensuração, escala.

Biografia do Autor

Raquel Engelman, Universidade Feevale, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Edi Madalena Fracasso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PPGA

Serje Schmidt, Universidade Feevale

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Hugo Fridolino Muller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PPGA

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Publicado

2016-03-17

Edição

Seção

Artigos