DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE CORRENTES E MOLAS PARA BUSCA DA FORMA

Alfredo Henrique Haydamus, Arthur Hunold Lara

Resumo


Este trabalho apresenta o desenvolvimento de modelos físicos de correntes e molas empregados nos processos de busca da forma (form finding), comumente utilizados para a definição do padrão de corte em projetos estruturais de cabos de aço retesados. O trabalho objetivou examinar as singularidades de tal metodologia de análise e concepção estrutural, inicialmente elaborada pelo arquiteto alemão Frei Otto, e se baseou na literatura crítica acerca do desenvolvimento das tecnologias de sistemas de cabos de aço. Ao longo deste trabalho, foram investigadas diferentes possibilidades de materiais e métodos de medição dos modelos físicos, que tiveram a finalidade de fornecer dados de ordem qualitativa acerca do comportamento do sistema estrutural em questão, em situação de desenvolvimento de projetos. Com o intuito de avaliar a precisão e confiabilidade do modelo de correntes e molas, em paralelo, foram desenvolvidos modelos digitais por meio do método das Densidades de Forças. Por fim, os resultados obtidos por meio dos dois métodos de busca da forma foram comparados, buscando-se compreender as vantagens e limites de suas aplicações práticas.

Palavras Chave: Concepção estrutural, Formas funiculares, Frei Otto, Estruturas de Cabos de Aço Retesados, Método das Densidades de Forças.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4013/arq.2020.162.07



ISSN: 1808-5741 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Os croquis utilizados no banner (da esquerda para a direta): Pavilhão do Brasil na Expo 70 (Osaka, Japão) e Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) do arquiteto Paulo Mendes da Rocha©.

Projeto gráfico: Jully Rodrigues
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo