BANCO FAGOCITOSE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA PARAMETRIA EM PROJETOS DE MOBILIÁRIO URBANO COM ENFOQUE EM DESIGN E EMOÇÃO

Leonardo Prazeres, Cauê Duarte Costa, Leônidas Soares Pereira, Underléa Miotto Bruscato, Gabriela Zubaran de Azevedo Pizzato, Maurício Moreira e Silva Bernardes

Resumo


Design e emoção e design paramétrico são dois temas de estudo que, recentemente, têm se beneficiado de um especial interesse por parte da indústria e da comunidade científica. Este trabalho visa explorar como o design paramétrico pode servir como resposta às exigências estético-formais existentes em projetos envolvendo design e emoção no que tange projetos de mobiliário urbano. Para tal, serão analisados aspectos da abordagem de ambos os tópicos no contexto projetual de uma peça de mobiliário urbano e suas possíveis contribuições quando trabalhados em conjunto. Como resultado, foi obtido um projeto–conceito de características “open source”, no qual o design paramétrico atende aos requisitos do design e emoção, unindo os dois tópicos de estudo e discutindo essa aplicação no processo projetual.

Palavras-chave: Design paramétrico, design e emoção, mobiliário urbano.

 


Texto completo: PDF



ISSN: 1808-5741 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219

Os croquis utilizados no banner (da esquerda para a direta): Pavilhão do Brasil na Expo 70 (Osaka, Japão) e Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) do arquiteto Paulo Mendes da Rocha©.

Projeto gráfico: Jully Rodrigues



SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo