A integração da arte na arquitetura contemporânea

Mikhail Dutsev

Resumo


Este artigo é dedicado a nova abordagem cientifica para formação de um sistema coerente de atividades arquitetônicas, realização de uma entidade artística de um trabalho arquitetônico e integridade do ambiente arquitetônico sob reconhecimento de “marcas de referências” artísticas. Este é o objetivo do trabalho, afirmar o conceito de integração artística na arquitetura contemporânea através da solução das seguintes tarefas: estudo de teorias científicas integrais em que a arquitetura se baseia; estudo da integridade artística dentro do contexto ambiental; descoberta de direções de diálogo de belas artes e arquitetura; análises de métodos de arquitetura contemporânea; desenvolvimento, por parte do autor, do conceito sobre campos da integração; modelo teórico e princípios artísticos de integração. A hipótese afirma, é a integração artística que permite interagir em diversas condições, tendências e abordagens na direção de criação do processo coordenado e imagem integral da arquitetura contemporânea. A metodologia é baseada na interconexão de estudos de arquitetura, belas artes, design ambiental, filosofia como fenômenos da cultura mundial atual. As seguintes colocações teóricas são formuladas: conceito de campo de integração artística; princípios de integração espaciais e temporárias; princípios de interação entre arte e a arquitetura contemporânea; princípios individuais de integração artística no trabalho de um arquiteto; princípios versáteis de metasistemas integrados; modelo teórico de integração artística na arquitetura atual na sua integridade multidimensional. O artigo é ilustrado por diagramas e fotos do autor.

Palavras-chave: campo, integração da arte, arquitetura contemporânea, arquiteto, arte, conceito, modelo teórico, princípios, cidade, ambiente.


Texto completo: PDF (English)



ISSN: 1808-5741 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219

Os croquis utilizados no banner (da esquerda para a direta): Pavilhão do Brasil na Expo 70 (Osaka, Japão) e Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) do arquiteto Paulo Mendes da Rocha©.

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


SCImago Journal & Country Rank