Avaliação das territorialidades em empreendimentos habitacionais de interesse social: estudo de caso no Programa Integrado Entrada da Cidade (PIEC)

Deyvid Aléx de Bitencourt Monteiro, Luciana Inês Gomes Miron, Michelle Nascimento da Silva, Tana Renck Klein, Heleniza Ávila Campos, Paulo Edison Belo Reyes

Resumo


No contexto dos empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS), expressões de territorialização dos usuários podem ser manifestadas através de apropriações no ambiente construído. Esse processo de apropriação do espaço pelo usuário indicaria a construção de um sentimento de pertencimento, que pode ser concretamente expressado por meio de alterações físicas. Tais apropriações também podem indicar riscos ao alcance dos objetivos esperados pelos programas habitacionais, tais como: (i) conflitos na vizinhança; (ii) falta de conforto e habitabilidade na habitação; (ii) falta de segurança nas áreas de uso coletivo e; (iv) falta de saneamento nos loteamentos. O objetivo deste artigo é identificar e mapear as territorialidades expressadas como apropriações concretas através de alterações físicas nos espaços públicos e privados de três empreendimentos habitacionais de interesse social pertencentes ao Programa Integrado Entrada da Cidade (PIEC). O estudo empírico, envolveu a construção de um questionário, observações in loco, planejamento amostral, coleta e análise de dados. Para as análises dos dados foram utilizadas técnicas estatísticas descritivas e mapeamentos gráficos. Dentre as principais contribuições desta pesquisa estão a identificação, a categorização e o mapeamento de formas de territorialidade existentes nos EHIS investigados. Ainda, as territorialidades analisadas em conjunto com o percentual de permanência dos moradores indicaram novos caminhos para a compreensão dos impactos sobre a qualidade de vida desses usuários, bem como para o monitoramento dos resultados dos investimentos em habitação social no Brasil.

Palavras-chave: territorialidades, empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS), Programa Integrado Entrada da Cidade (PIEC).


Texto completo: PDF



ISSN: 1808-5741 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219

Os croquis utilizados no banner (da esquerda para a direta): Pavilhão do Brasil na Expo 70 (Osaka, Japão) e Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) do arquiteto Paulo Mendes da Rocha©.

Projeto gráfico: Jully Rodrigues