A cidade insurgente: estratégias dos coletivos urbanos e vida pública

Carlos Henrique de Lima

Resumo


O presente artigo aborda duas experiências que atualmente permeiam o espaço das cidades. A primeira está representada pelo muro como metáfora da segmentação crescente do tecido urbano, que tem como uma das consequências a criação de territórios autônomos na cidade. A segunda se configura a partir das mobilizações de coletivos urbanos que, por meio de intervenções críticas nos espaços livres públicos, confrontam seu agenciamento autoritário que tem como um dos resultados visíveis a própria subtração da vida pública nos espaços abertos. Essa crise de alteridade e de abandono dos espaços públicos abre espaço para o que alguns autores denominam de militarização urbana, caracterizada pelo combate permanente contra ameaças quase intangíveis e pelo investimento crescente em aparatos de segurança. Como contraponto a este cenário, a análise de ações recentes de coletivos urbanos (artistas e ativistas) pode lançar luz a temas sobre a sociabilidade no espaço público e o que podem trazer de positivo para a sociabilidade. Como pano de fundo, espera-se que a análise possa contribuir para construção de um aparato crítico no campo das disciplinas urbanas, capazes de apontar alternativas positivas em favor da vida nas cidades.

Palavras-chave: espaço público, coletivos urbanos, militarização urbana.


Texto completo: PDF



ISSN: 1808-5741 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219

Os croquis utilizados no banner (da esquerda para a direta): Pavilhão do Brasil na Expo 70 (Osaka, Japão) e Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) do arquiteto Paulo Mendes da Rocha©.

Projeto gráfico: Jully Rodrigues



SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo