A adoção de uma metodologia de ensino para projetos arquitetônicos

Alcilia Afonso

Resumo


Este texto possui como objetivo discutir a necessidade de aplicação de uma metodologia projetual no ensino de disciplinas vinculadas ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos em cursos de graduação em Arquitetura. Vale salientar aqui que a proposta metodológica adotada vem a ser aquela que trabalha com a retomada dos critérios projetuais modernos, e que a base conceitual empregada é a que se relaciona diretamente com aqueles pontos de vista utilizados pelos mestres da modernidade universal e nacional. O material coletado para esta abordagem foi encontrado em artigos escritos por Mies van der Rohe, Gropius, Le Corbusier, Lúcio Costa, Piñón, Rowe, entre outros. Assim, a base conceitual desta discussão está direcionada ao entendimento das variantes deste artigo, que são: arquitetura, projeto arquitetônico, metodologia de ensino em projeto – relacionadas com princípios de modernidade. Procurar-se-á observar a relação existente entre estas, e de que forma as mesmas interagem na prática docente, observando-se, finalmente, os resultados obtidos em se adotar tal proposta metodológica.

Palavras-chave: arquitetura, projeto arquitetônico, metodologia de projeto.


Texto completo: PDF



ISSN: 1808-5741 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219

Os croquis utilizados no banner (da esquerda para a direta): Pavilhão do Brasil na Expo 70 (Osaka, Japão) e Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) do arquiteto Paulo Mendes da Rocha©.

Projeto gráfico: Jully Rodrigues



SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo