Theo Wiederspahn: obra e legado patrimonial, presentes na arquitetura de Santa Maria (RS)

Émille Schmidt Gaklik, Denise de Souza Saad

Resumo


Os projetos do arquiteto alemão Theodor Wiederspahn fazem parte do acervo de construções preservadas no centro histórico da cidade de Santa Maria, no interior do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Essas edificações datam do final do século XIX e início do século XX e representam uma época na qual o Brasil passava por muitas transformações políticas, sociais e econômicas. Tais projetos são expressão do ecletismo – tendência europeia que abordava o uso de estilos arquitetônicos e elementos de diferentes procedências de forma isolada ou em coexistência. Essas edificações são marca de um passado glorioso e podem ser visitadas até os dias de hoje. Este trabalho tem por objetivo estudar as obras de autoria do arquiteto Wiederspahn na cidade de Santa Maria. Inicialmente são descritas as três obras apontadas como de autoria do arquiteto nesta cidade: o Palacete Dr. Astrogildo de Azevedo (atual Museu Educativo Gama d’Eça e Victor Bersani), o prédio do antigo Banco Nacional do Comércio (atual Caixa Econômica Federal) e o Clube Caixeiral. Através de análises elaboradas de acordo com as categorias definidas por Francis Ching (1998), identificaram-se os elementos arquitetônicos que são peculiares ou singulares na concepção dos projetos de Wiederspahn. Estas análises permitiram uma comparação entre as três edificações estudadas e conduziram à identificação dos elementos arquitetônicos característicos na concepção projetual de Wiederspahn.

Palavras-chave: Theodor Wiederspahn, conservação, preservação.


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Os croquis utilizados no banner (da esquerda para a direta): Pavilhão do Brasil na Expo 70 (Osaka, Japão) e Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) do arquiteto Paulo Mendes da Rocha©.

Projeto gráfico: Jully Rodrigues



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