Transformações dominoicas: origem, trajetória e atualidade da estrutura típica da arquitetura moderna
DOI:
https://doi.org/10.4013/arq.2012.82.07Resumo
Este artigo busca demonstrar a ampla trajetória percorrida pelo esquema típico da arquitetura moderna: a representação da ideia essencial entre carga e apoio – expressa na absoluta abstração geométrica dos planos horizontais contrapostos à grelha de suportes verticais. Enquanto um sistema arquitetônico, que inclui, além dos elementos estruturais, os planos verticais dos fechamentos, esse verdadeiro diagrama, ao longo de décadas, vem materializando soluções de vários dilemas entre representação arquitetônica e necessidades práticas da construção. Nesse artigo, são discutidos os marcos cruciais das diversas transformações ocorridas sobre o sistema Dom-ino, representadas pelos conflitos entre a representação arquitetônica e a construção, desde a sua origem até a contemporaneidade. Nesta perspectiva de rupturas e continuidades formais, as recentes arquiteturas de exceção ocorridas na última década são reveladoras da constante revisão e ampliação dos limites do sistema, atestando a sua vitalidade e atualidade.
Palavras-chave: arquitetura moderna, estrutura tipo Dom-ino, planta livre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.
Me responsabilizo pela aprovação junto aos conselhos de ética específicos para cada fim, sempre que necessário.