Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Arquiteturarevista está direcionada para a divulgação de trabalhos científicos e para os interesses acadêmicos e profissionais relacionados com os diferentes campos disciplinares que se vinculam ao território, ao edifício e ao espaço digital, estabelecendo, a partir dessa nova tríade o lócus fundamental para que se avance nas reflexões sobre a arquitetura contemporânea.

O periódico possui interesse em temáticas centradas na prática arquitetônica em seus aspectos funcionais, compositivos, tipomorfológico e técnico-construtivos bem como nas dinâmicas de formação, crescimento e desenvolvimento das cidades em termos socioespaciais, culturais, econômicos e ambientais.

Propõe a criação de um espaço de produção e discussão intelectual sobre temas emergentes da arquitetura contemporânea, preferencialmente com abordagens relacionadas a sustentabilidade e tecnologia nas cidades e edificações. Nesse espaço coletivo de produção do conhecimento, a Arquiteturarevista pretende contribuir para a construção de um saber eticamente responsável.

A Arquiteturarevista, sob responsabilidade editorial do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, está permanentemente aberta à submissão de artigos de pesquisadores doutores (ou de mestrandos e doutorandos em conjunto com seus orientadores) através de seu sistema eletrônico, que pode ser consultado no seguinte endereço:revistas.unisinos.br/index.php/arquitetura

 

Políticas de Seção

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos. A decisão final sobre a aprovação ou não dos artigos submetidos à Arquiteturarevista cabe ao Editor do periódico.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

  • Recomendação dos pareceristas;

  • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);

  • E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:

    1. Aceitar;
    2. Correções obrigatórias;
    3. Submeter novamente para avaliação;
    4. Enviar para outra revista;
    5. Rejeitar
    6. Ver comentários

Aspectos éticos no processo de publicação

Os periódicos científicos têm lidado com um aumento significativo no número de casos de plágio.

Alguns exemplos desses casos são:

  1. Cópia de parte significativa do trabalho de outro autor sem o registro da fonte das informações ou uso do trabalho de outro autor em seu nome;
  2. Pesquisas fraudulentas;
  3. Plágio de trabalhos próprios; dentre outros.

Assim, consideramos que monitorar aspectos éticos no processo de publicação é um dos principais pontos do processo de revisão por pares, bem como da editoração.

Nosso comprometimento com esse monitoramento inclui o uso do programa Similarity Check (powered by iThenticate). Esse programa possibilita a comparação de manuscritos com uma base de dados de pelo menos 30 milhões de artigos de mais de 200 editoras. Desejamos, dessa forma, contribuir para a ética na ciência.

 

Periodicidade

Arquiteturarevista é uma publicação semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 


ISSN: 1808-5741 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219

Os croquis utilizados no banner (da esquerda para a direta): Pavilhão do Brasil na Expo 70 (Osaka, Japão) e Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) do arquiteto Paulo Mendes da Rocha©.

Projeto gráfico: Jully Rodrigues



SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo